top of page

Santo de cabeça

  • Foto do escritor: Gelson Celistre
    Gelson Celistre
  • 25 de ago.
  • 4 min de leitura

Nas religiões de matriz africana como Candomblé e Umbanda, o santo de cabeça é o Orixá que rege a coroa espiritual da pessoa, também chamado de Orixá de Frente ou Orixá de Ori (ori é a cabeça, entendida como o destino e a consciência espiritual). Esse Orixá principal ou santo de cabeça é considerado a força principal que orienta o destino, a personalidade e o caminho de vida do indivíduo, influenciando seu temperamento e suas escolhas. Essa é a teoria, mas na prática as coisas são bem diferentes.

ree

Atendemos uma mulher com vários problemas: "Tenho insônia, pensamento acelerado, me sinto sobrecarregada, muitas demandas em cima de mim, aí meu corpo está mostrando sinais de baixa imunidade, tenho herpes seguido, tive vários problemas de garganta esse ano, tenho coceira no couro cabeludo. Na minha casa estragou geladeira, e agora estou com problemas de infiltração. Trabalho em 3 locais e me sinto desmotivada." Essa mulher frequenta um terreiro desde os 14 anos e fez a cabeça no santo, conforme nos disse sem o uso de sangue pois é da linha branca, mas está afastada há alguns meses.

Essa cliente tem quase 50 anos e tinha um obsessor com ela desde seus 15 anos de idade. Numa vida passada há cerca de 350 anos um rapaz a pediu em casamento em praça pública e ela o rejeitou e destratou, o rapaz ficou traumatizado e se sentiu humilhado, passou o resto da vida sozinho. Na vida atual quando ela tinha 15 anos ela rejeitou um pedido de namoro e o rapaz também se sentiu humilhado e esse sentimento atraiu para junto dela o espírito daquele rapaz que ela humilhou na vida passada e ele a obsidiou esses anos todos impedindo que os relacionamentos dela dessem certo. Nós o obliviamos e o encaminhamos para reencarnação.

Não vou entrar no mérito dela já frequentar o terreiro quando esse obsessor se aproximou, dela ter feito a cabeça no santo e continuar frequentando o terreiro por décadas sem nunca ter sido alertada sobre esse obsessor e nem de o terem tirado de junto dela, vou apenas relatar que a casa dela estava com uma energia muito densa e quando fomos limpar após retirar o obsessor observamos que havia um campo de força reverso, uma barreira energética que impedia que as energias negativas saíssem de dentro da casa, e quando o destruímos uma entidade se manifestou indignada.

Essa entidade era o santo de cabeça da mulher e estava irado por termos destruído o campo de força que ele criou para manter a energia da casa da mulher densa, negativa, porque ela havia deixado de frequentar o terreiro e não estava cumprindo com suas obrigações. Segundo disse a entidade ele fez isso para que ela voltasse a frequentar o terreiro e cumprisse suas obrigações, que basicamente seria reverenciá-lo e lhe fazer oferendas.

Os defensores da religião certamente dirão que o santo a estava educando, que a punição de deixar a energia da casa dela tão densa a ponto de afetar seu corpo físico e até provocar infiltrações e estragar a geladeira dela era merecida, porque se o santo permitiu ela precisava disso para aprender alguma lição. Esse é o problema de quem segue uma religião qualquer, essas pessoas não conseguem analisar uma situação de forma neutra, tudo que acontecem eles encontram uma justificativa em suas crenças, mesmo que seja algo injustificável.

O motivo real do tal santo ter feito isso é porque em primeiro lugar ele não é nenhum santo, não é um orixá, é apenas um espírito como qualquer outro se beneficiando das crenças e ignorância das pessoas. E isso vale para qualquer outro santo de cabeça de qualquer um, todos são apenas espíritos comuns, com tanta luz quanto aqueles que os aceitam como santo de cabeça. O que eles querem é a energia e o controle do médium.

No caso desse santo de cabeça, assim como vários outros com os quais nos deparamos, é que ele também era um obsessor da mulher, sim o santo de cabeça era um obsessor dela, pois numa vida passada na qual ela foi uma sinhazinha, ele foi escravo dela. O escravo agora é o dono da coroa da sinhazinha, controla a vida dela e se vinga do tempo em que foi escravo, fechando todos os caminhos dela.

Conforme já alertei na postagem Feitura de santo, essa situação é muito comum, pessoas brancas em terreiro geralmente foram donas de escravos e quando já não chegam no terreiro com um obsessor que eles acreditam que é o santo de cabeça dela o obsessor trabalha no astral do terreiro e vai ser o santo de cabeça dessa pessoa.

A fazenda que foi dessa mulher no passado ainda existia no astral e havia cerca de 400 espíritos de negros escravizados nela que nós resgatamos. Além de já ter ligação kármica com o santo de cabeça, ele ainda a mantinha conectada com esse bolsão de espíritos escravizados, que estavam todos acorrentados, e como efeito de ressonância a vida dela também estava toda travada.

Comentários


Apometria Universalista@ Todos os direitos reservados

bottom of page