top of page

Navio fantasma

Existem várias lendas sobre navios fantasmas e talvez a mais conhecida seja a do Holandês Voador, um navio que teve seu capitão e tripulação amaldiçoados a vagar até o final dos tempos sem poder atracar em nenhum porto. O filme Piratas do Caribe - No fim do mundo, apresenta uma das versões da lenda na qual o capitão do Holandês Voador seria o pirata Davy Jones, amaldiçoado pela rainha das sereias do Mar de Calypso e que poderia desembarcar em terra apenas por um dia a cada 10 anos.



Nos deparamos com um caso interessante envolvendo um navio fantasma que há séculos cruzava os mares. Esse navio era de bandeira inglesa e fazia o transporte de negros escravizados da África. Houve o surto de uma febre contagiosa num lote de escravos que seriam embarcados para o Brasil e o dono do navio mandou embarcar todos os negros doentes e ordenou que o navio ficasse ancorado na costa, longe do porto, até segunda ordem.

O capitão do navio não sabia, mas estava selando sua própria morte. O dono dos escravos não queria correr o risco de que o lote todo morresse dessa doença no caminho ou que chegassem ao destino doentes, pois não conseguiria vendê-los, por isso mandou o capitão aguardar na costa da África mesmo, pois assim ele poderia ver se os doentes sobreviveriam ou não. O que aconteceu foi que todos morreram, não só o lote de escravos como o capitão e toda sua tripulação.

Porém, todos morreram e nenhum deles percebeu que havia morrido. Cansado de esperar a segunda ordem o capitão resolveu zarpar para o Brasil para entregar sua carga de escravos e o navio fantasma navegou para o novo continente. Ao chegar no Brasil o capitão descarregou os escravos como sempre fazia e depois seguiu de volta para a África para buscar outra carga. Os escravos por sua vez também não sabiam que haviam morrido e ficaram ao lado de outros negros escravizados encarnados e viveram como eles, sendo escravos mesmo estando mortos.

O navio fantasma seguiu navegando pelo Atlântico entre a África e as Américas por vários séculos até agora, quando nós obliviamos o capitão e sua tripulação e desmanchamos o navio. O capitão já teve várias vidas depois daquela, mas desencarnava e era atraído pelo navio fantasma, assim como sua tripulação. O escravos acabaram reencarnando no Brasil mesmo como escravos pois estavam juntos com os escravizados, mas nessa frequência, vinculados ao dono do navio fantasma, resgatamos mais de 25.000 espíritos de negros escravizados dos que ele comercializou e que estavam desencarnados. Muitas lendas podem ter um fundo de verdade ...

250 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Pesadelos

Comments


bottom of page