top of page

La llorona

La llorona (a chorona) é uma lenda hispano-americana que, segundo a tradição oral, representa o espírito de uma mulher que afogou os seus filhos por ter sido traída pelo marido e, posteriormente, arrependida e amaldiçoada, procurou-os à noite em rios, vilas e cidades, assustando com o seu avassalador chorar todos aqueles que a veem ou ouvem à noite. Desde então, o seu fantasma vagaria flutuando pelas cidades, com um vestido branco e um véu que cobre o seu rosto pálido. O espectro levanta as mãos para o céu e chora. Ela também roubaria crianças para substituir as suas.

O registro documental mais antigo dessa lenda remonta ao ano de 1550 na Cidade do México, mas especula-se que possa estar ligada a alguma lenda pré-hispânica da mitologia asteca. Essa lenda é muito comum no México e se espalhou por outros países da América Latina e sudoeste dos Estados Unidos, surgindo várias versões da mulher de branco, mas o que todas tem em comum é a alma de uma mulher vagando durante a noite chorando, vestida de branco e com um véu cobrindo o rosto. Quem a ouve chorar sofre infortúnio ou morte e sua vida perde o sucesso em todos os campos.

Temos um cliente que estava jogando o game Red Dead Redemption 2, que se passa justamente no sudoeste dos Estados Unidos no ano de 1889 e em uma fase do jogo aparece uma mulher de branco que teria se enforcado numa árvore. Esse personagem da mulher apareceria 16 vezes e a cada vez contaria uma parte da história dela, mas ele fez ela aparecer primeira vez e logo depois já sentiu a presença de um espírito feminino lhe pedindo ajuda em relação a um conflito em sua última encarnação, que ele não entendeu bem o que era, e aconselhou ela a tentar reencarnar que o tal conflito acabaria se resolvendo por força do karma. Ele sentiu que o espírito da mulher ficou interessado, mas não foi embora. Sua sogra também viu o vulto de uma mulher de branco na casa dele, que então pesquisou sobre a mulher que aparece no game, descobriu que essa personagem que se enforcou se baseava na lenda da chorona e nos solicitou uma averiguação.

O espírito da mulher ainda estava junto dele e queria ser resgatada, perguntei a ela se tinha alguma coisa a ver com o game Red Dead Redemption 2 e ela disse que sim, que era arrastada para esse jogo, puxada mesmo sem querer e ela disse que toda vez que foi puxada nesse jogo ela pede ajuda mas ninguém a ajuda. Em novembro de 2023 esse jogo atingiu a marca de mais de 77.000 jogadores online no Steam, uma plataforma de jogos online, imaginem o tanto de vezes que esse espírito foi puxado para esse jogo desde que foi lançado no ano de 2018, já tendo a marca de 50 milhões de cópias vendidas em fevereiro de 2023.

A mulher estrava exausta, já não aguentava nem falar no que aconteceu, nós a adormecemos em encaminhamos para um hospital no astral. Ela está morta desde a época pré-hispânica presa a essa lenda, por força da mente dos que acreditam em sua existência, ela realmente vaga pela noite chorando sem destino. Em sua última encarnação onde hoje é o México ela era casada e tinha marido e filhos, mas entrou em depressão pós parto, ficou muito depressiva, e matou envenenados seus filhos e o marido e se matou depois. Depois de morta ela assumiu esse papel de la llorona e não conseguiu mais sair dele. Quando lançaram o jogo o grande número de jogadores de cultura hispano-americana que conheciam a lenda associaram o personagem do game a ela e quando jogavam ela era puxada para o game.

Mas fomos mais longe, investigamos se algum espírito a tinha induzido ao suicídio e encontramos a chorona original. a mulher que antes dela havia feito a mesma coisa e foi quem originou a lenda. Essa chorona original havia matado os três filhos e o marido, envenenados, depois se matou, também com veneno, mas não fez isso por ter sido traída, fez porque o marido era muito ruim para ela e os filhos. E de fato ela vagava sem encontrar os filhos porque as pessoas da comunidade em que ela vivia a amaldiçoaram a nunca mais encontrar os filhos por os ter matado e ela não conseguia mesmo encontrar as crianças, por isso vagava chorando.

A chorona original acreditava que só poderia se livrar dessa maldição se outra mulher fizesse a mesma coisa que ela, assim as pessoas amaldiçoariam essa outra e se esqueceriam dela, por isso quando encontrou a mulher que resgatamos com depressão, a chorona original a induziu a cometer as mortes para poder se libertar da maldição e a outra ocupar o lugar de la llorona no imaginário popular.

E deu certo, as pessoas amaldiçoaram essa outra que matou os cinco filhos e se esqueceram dela. Só que essa libertação não foi como a chorona original esperava. Assim como ela, os filhos e o marido dela também estavam ligados a lenda e também não reencarnaram, estavam num limbo no astral, depois de passar o cargo para a outra ela conseguiu encontrá-los e desde então ela vinha sendo arrastada pelos cabelos pelo marido violento, que estava com ódio dela por o ter matado e condenado à vagar sem rumo, perdido. Trocou seis por meia dúzia.

Nós apagamos a mente da chorona original, do marido e dos três filhos e os encaminhamos para reencarnação. A chorona que estava ligada ao jogo Red Dead Redemption 2 como a mulher de branco que se enforcou, havia matado os cinco filhos e o marido, esses espíritos também estavam presos no astral e nós os resgatamos. Descobrimos ainda mais sete mulheres que foram conectadas a essa lenda, eram mulheres que fizeram algo semelhante e ficaram associadas a lenda em determinados países ou regiões, que também resgatamos.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page