top of page

Inveja

Atualizado: 30 de nov. de 2022

Inveja. Substantivo feminino. 1. Desgosto provocado pela felicidade alheia. Desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outrem. A inveja (do latim invidia) é um dos sete pecados capitais para os católicos, 'é o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue'. Santo Agostinho chegou a fazer uma oração contra a inveja, que ele dizia ser o pecado diabólico por excelência. São Gregório Magno afirmou que "Da inveja nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pela desgraça do próximo e o desprazer causado pela sua prosperidade."

Existem muitas simpatias com sal grosso, arruda, pimenta, espada de São Jorge, alho, limão, etc para se proteger ou afastar a inveja, mas é muito difícil se proteger disso porque qualquer um de nós senão na vida atual, em vidas passadas já teve esse sentimento. Além disso é um sentimento que vibra na mesma faixa de outros como cobiça, avareza, raiva e similares então nos afeta porque se não sentimos inveja algum desses outros sentimentos nós temos e aí a inveja alheia nos atinge por aproximação.

Existem pessoas que colocam a culpa de tudo em sua vida na inveja dos outros, e geralmente são pessoas que não tem nada para ser invejado, mas estamos nos referindo aqui ao sentimento real de inveja que existe e afeta as pessoas de várias maneiras. Temos que lembrar que somos seres complexos, vivemos paralelamente na dimensão astral onde as regras e capacidades são diferentes, e um sentimento que aqui pode ser externado apenas por um olhar, no outro lado pode ser manifestado de várias outras formas, que acabam afetando a pessoa alvo da inveja aqui na dimensão física também.

E ultimamente parece que esse sentimento de inveja está mais forte nas pessoas, não sei se por conta da crise econômica ou mau-caratismo mesmo, mas atendemos vários casos onde a inveja afeta as pessoas. Hoje mesmo atendemos uma mulher que estava super bem, postou fotos feliz num parque perto de onde mora nos EUA e no dia seguinte acordou desanimada, cansada, se sentindo mal, e vimos que as mais de 100 amigas que viram a postagem delas a invejaram, desejaram estar no lugar dela, vivendo a vida dela, e espiritualmente sugaram a energia dela.

Outro caso recente o sujeito fez uma reforma num apartamento e um vizinho dele que também queria reformar seu apartamento e não tinha recursos financeiros, invejou tanto a reforma que o foi feita que começou a dar problemas no apartamento, vazamentos que tu arruma um e surge outro e coisas do tipo. Fora a inveja de um parente que se somou à do vizinho.

Já pegamos inveja de cargo dentro de empresa, de linha de jóias de uma designer, até de uma mãe que invejava a vida da própria filha, por ter tido oportunidades que ela não teve. Já tratamos um caso de um espirito que tinha inveja de uma pessoa encarnada por ela ter sido escrava numa vida passada e na vida atual ter uma boa vida. Inveja de uma mulher porque a outra vivia numa boa casa, um bom casamento, inveja de uma escritora por outros escritores e parentes, inveja de um rapaz gay de uma cantora de cabaré, inveja entre adolescentes por causa de namorado, enfim, tudo que se pode ter, seja de bens materiais, emocionais, intelectuais, etc pode ser invejado.

Mas geralmente a inveja pega quando temos alguma relação kármica com a pessoa invejosa ou quando estamos numa fase onde os boletos kármicos já venceram e as cobranças sobre nós estão pesadas, aí qualquer coisa é motivo para o karma agir sobre nós. E será que simpatias ou orações ajudam a evitar a inveja? De modo geral não porque vivemos todos numa faixa de frequência muito próxima de sentimentos de baixa vibração e todos nós ainda temos um ou outro sentimento que serve de ponte para sermos atingidos pela inveja, se não a tivermos em nós mesmos, além é claro do nosso karma.


137 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Pesadelos

bottom of page